5 Tendências de Inovação para o Varejo Brasileiro

Em um mundo cada vez mais dinâmico e tecnológico, a longevidade das empresas que operam no varejo depende de muitos fatores. De uma forma geral, o sucesso dessas organizações está intimamente ligado à adoção das principais tendências do setor.

Resumidamente, o consumidor dos tempos atuais não deseja só adquirir um serviço ou produto de uma maneira rápida e direta. Nesse processo, a qualidade da experiência vivenciada com a compra é substancial para transformar um simples consumidor em cliente assíduo. Por isso, é preciso ficar de olho nas inovações do varejo.

Se você ficou curioso para saber quais são as 5 tendências de inovação do setor varejista, continue com a gente! Boa leitura!

 

Online e off-line juntos

Já foi o tempo em que as lojas se preocupavam em priorizar o canal físico ou o virtual. De uns anos para cá, a tendência de unificação desses canais se acentuou profundamente. Essas mudanças são uma das consequências do padrão ditado pelo “novo consumidor”.

Se o foco desses consumidores é a união da melhor marca com o melhor atendimento, a liberdade no momento da compra é vital. A cena de um consumidor comprando um produto da loja, no próprio estabelecimento, ou pelo site da empresa é uma forte tendência.

 

Experiência de compra

Um novo conceito igualmente relevante para o varejo é o design de serviços. Ele é usado com o intuito de tornar a experiência de compra em algo muito marcante. Quando bem aplicado, o design de serviços faz com que uma pessoa prefira, por exemplo, tomar um café expresso sempre na mesma cafeteria.

Mesmo que existam dezenas de outras cafeterias que comercializem o mesmo produto pelo mesmo preço, o consumidor se desloca àquele local específico. Quando isso acontece, o critério adotado para dar preferência a um dos estabelecimentos é exatamente o tipo de experiência vivenciado durante a solicitação e degustação do produto.

 

Customização das mercadorias ou serviços

Alguns anos atrás, a customização de produtos era restrita a determinados itens, como instrumentos musicais. Se, ainda hoje, essas peças podem ser feitas sob medida por um luthier, a customização já está presente em uma ampla gama de outros produtos.

Bons exemplos são os tênis da Nike, personalizados de acordo com o pedido do cliente. Isso demonstra que até mesmo as organizações que produzem em larga escala estão aderindo à customização. O diferencial de uma mercadoria customizada é o efeito instantâneo causado em quem compra. Essa é uma maneira inteligente de se conquistar um público-alvo.

 

Intervenções tecnológicas

Evidentemente, a alta tecnologia também marca presença nessa lista de inovações do varejo. Já existem restaurantes e bares que aceitam os pedidos dos clientes em tablets, estrategicamente posicionados nas mesas. Basta que a pessoa acesse o menu (comidas ou bebidas) e selecione o item. Para finalizar e registrar o pedido, é necessário apenas direcionar o código QR da comanda para a câmera do dispositivo. Esse também é um ótimo exemplo de uma grande experiência de consumo.

 

Arquitetura aconchegante e informal

Aquela antiga frase “sinta-se em casa” nunca fez tanto sentido na época atual. Muitas lojas têm apostado (com sucesso) em espaços que valorizam o conforto dos consumidores. Afinal, a ideia é ter um local que seja muito mais do que um mero local de troca do dinheiro pelo produto.

Essa sensação de conforto e bem-estar exerce um intenso poder de conquista sobre o consumidor, cativando-o. Quanto mais à vontade naquele ambiente, mais chances de que ele leve algum produto da loja. Um bom toque final fica por conta de um teor informal na arquitetura, o que eleva a receptividade do estabelecimento.

As inovações do varejo não param de surgir, refletindo a marca de uma época caracterizada pelas transformações em ritmo acelerado. Cabe aos gestores do setor aprender a lidar com essas modificações da melhor maneira possível.

Certifique-se que um escritório de arquitetura especializado estará à frente de tudo para que seu projeto seja um sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat