Um comerciante pode encontrar inúmeras vantagens ao se tornar um franqueado. É a oportunidade de cuidar de um negócio com um público estabelecido, uma marca que tem uma reputação no mercado e que pode oferecer produtos ou serviços de qualidade.
Mas para que o seu negócio realmente tenha uma boa aceitação, ele precisa seguir algumas orientações da franquia, para construir um ambiente que possa representar a marca.
Uma das regras básicas para o franqueado é respeitar a arquitetura adotada pela franquia, com o objetivo de padronizar e criar um estilo para os seus pontos comerciais.
Neste artigo, você vai conhecer sobre a importância da arquitetura para a construção de uma franquia, e de como ela pode ser uma inovação para o seu negócio. Boa leitura!
A padronização das franquias
A arquitetura é responsável por fazer com que todos os pontos de vendas mantenham o mesmo padrão visual, mantendo a identificação do cliente com a marca, mas mesmo assim fazendo com que os pontos comerciais e a própria marca tenham características próprias.
Por isso, todo design do ponto comercial é importante para a construção do negócio. É necessário que os produtos, materiais, cores e móveis tenham sigam uma linha e representem a marca. Em alguns casos, o design pode ser adaptável para diferentes tamanhos de loja, contribuindo para o sistema de franchising do negócio.
Para que nada dê errado na construção de uma franquia, a arquitetura precisa ter um projeto sólido, que consiga manter a padronização exigida.
Para executar um trabalho eficiente, a maioria das franquias trabalham com manuais de rede, que são voltados para o franqueado.
Arquitetura da divulgação
Apesar de manter a padronização, as franquias procuram sempre seguir as tendências de mercado e marketing. Na hora da propaganda, muitas marcas sabem que não adianta investir somente em divulgação impressa.
Alguns aspectos da arquitetura podem tornar o marketing de uma franquia mais eficiente e impactante, fazendo com que toda a estratégia de venda fique mais visível aos clientes.
Com o projeto de arquitetura adequado, é possível investir em painéis luminosos para o seu ponto comercial. Eles podem ser muito mais eficientes quando se trata de elaborar uma estratégia para chamar a atenção, aumentando a interação entre o público, a loja e a marca.
As telas digitais também são uma estratégia moderna e eficiente de marketing. Isso poupa uma apresentação dos funcionários para o cliente, tornando o negócio mais objetivo e prático. Essas telas podem fornecer informações como promoções, novidades ou materiais especiais.
A organização do mobiliário
O trabalho da arquitetura não está apenas em decidir os melhores materiais para a sua franquia. O projeto também pode decidir a melhor organização da sua loja, tornando-a mais agradável e com um ambiente mais organizado.
É importante saber usar o espaço do seu ponto comercial. Por exemplo, se existe a necessidade de colocar mesas e cadeiras, elas precisam estar dispostas em um local específico. Se esses móveis ficarem em um corredor de passagem, pode atrapalhar todo o fluxo de clientes dentro da loja, tornando uma experiência incômoda.
Invista em escritórios de arquitetura especializados
Contar com um escritório de arquitetura especializado em franquias é essencial. Procure saber quais projetos já foram realizados e o histórico de sucesso com os mesmos.
Itens como projeto, acompanhamento, acabamento, cumprimento de prazos e obras que seguem o custo estipulado, são essenciais na hora de escolher seu escritório!