Tendências para Escritórios Corporativos que estão em alta em 2018!

Quebrar com o excesso de formalidade e de engessamento de uma empresa é um grande desafio para empresários que buscam otimizar seus negócios. Essa transformação na forma de organizar a empresa começa exatamente pela melhor utilização dos espaços, garantindo dinamismo, tecnologia e versatilidade, por meio da inovação.

E como tudo na contemporaneidade, não podemos deixar de destacar a sustentabilidade. A tendência em projetar ambientes de trabalho mais funcionais ganha ainda mais força em 2018. E tudo começa pelos materiais que são utilizados desde as obras, até a correta separação e destinação dos resíduos sólidos gerados.

A grande sacada é sempre fazer uso de menos recursos possíveis, conquistando maiores resultados, isso sem grandes impactos ao meio ambiente e evitando custos a curto, médio e a longo prazo.

 

Ergonomia: pensando no conforto dos colaboradores

Um escritório precisa ir além da extensão empresarial, sustentada pela produtividade, custos e desenvolvimento. O espaço precisa reunir novas ferramentas e sistemas sustentáveis que integrem os colaboradores, como forma de garantir maior satisfação pessoal e bem-estar.

Para tanto, podemos usar conhecimentos em ergonomia, que traz estudos científicos sobre a interação do homem com o seu trabalho, prioriza entre outras coisas a arquitetura corporativa como fator de sucesso de uma empresa.

A finalidade desses estudos é fazer adaptações para aumentar o desempenho dos colaboradores no trabalho, evitados doenças, estresse, fadiga, bem como acidentes nas atividades laborais.

 

Personalização: empresa como extensão da casa

Muitas tendências arquitetônicas apontam para a necessidade de ambientes de trabalho mais leves e descontraídos, como se fosse uma continuidade das nossas casas. As pessoas, quando se sentem mais confiantes e confortáveis, rendem bem mais em suas atividades. Isso reduz o stress, que é um dos maiores vilões do mundo contemporâneo e que influi diretamente em grande parte das doenças laborais.

Sendo assim, investir em ambientes mais aconchegantes e menos formais pode aumentar e muito o rendimento dos colaboradores e evitar faltas e licenças por atestado médico, já que, aproximadamente, 65% das patologias diagnosticadas nos consultórios médicos e hospitais tem origem no ambiente de trabalho.

 

Otimização da estrutura funcional do escritório

O projeto corporativo voltado para a funcionalidade se preocupa com o conforto, a leveza e a praticidade além da relação de custo e benefício. Isso se consegue priorizando o bom aproveitamento do espaço disponível, por meio do minimalismo do mobiliário, momento em que as necessidades dos colaboradores devem ser minunciosamente pensadas e atendidas.

Esse investimento aumenta a produtividade: um espaço laboral bem projetado gera resultados positivos que elevam a imagem do profissional e também da empresa, que estão sendo constantemente sendo observados por clientes e outros colaboradores. Investir em arquitetura corporativa é uma atitude inteligente e que traz uma série de vantagens interna e externas.

Sendo assim, busque otimizar o espaço da sua empresa com a ajuda de um escritório de arquitetura especializado, um investimento maduro que resulta na aproximação das pessoas em busca de resultados cada vez melhores, como isso, todos ganham.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat